terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dia de prova

Olho. PaulaNogueira
Dia de prova dá dor de barriga, suadeira, ansiedade, arrependimento, auto piedade. Relatos e relatos dos que enfrentam uma avaliação, seja qual for. Em dia de prova, ficamos estressados como nunca estivemos. E, pode acreditar, estar do outro lado, para alguns professores, é um deleite o desespero alheio - tortura, sadismo. Engraçado como jogamos o jogo do algoz e do torturado dia a dia.
Em dia de prova, no papel de algoz, tenho amnésia total. 
-Professora, o que significa.... 
-Não sei. 
-Professora, como é mesmo aquele ponto que você explicou na semana passad... 
-Não sei, esqueci.
Os alunos são sempre alunos. E os professores...
Penso que poderíamos, talvez, escolher a amnésia que quiséssemos (então não seria mais amnésia). Talvez fosse uma amnésia arbitrária. Vou inventar agora: arbimnésia. A palavra não tem tanta importância agora, mas, sim, o que isso poderia significar. Poderíamos esquecer tudo que desgostamos. Esquecer as decepções e ficar só com as coisas boas. Será que ainda aprenderíamos algo? Será que esquecendo que sofremos teríamos a oportunidade de fazer dos nossos encontros, vaidades, momentos de escolha, decisões melhores e diferentes? Agora já não sei. Poderíamos esquecer as provas que aceleram o coração ou aquelas notas baixas que nos deixam frustrados, mas sem garantia de sucesso na nova oportunidade.
Outro dia assisti a um filme que contava como duas pessoas tentavam esquecer seu passado juntas por não terem tido sucesso no relacionamento. Só que, adivinha. Acabaram recomeçando a história, mas dessa vez ele sabia que iria irritar-se com o jeito dela e ela, que iria sentir-se entediada e presa. Mesmo consciente dos riscos, decidiram pela mesma história.

A arbimnésia seria ótima para os depressivos, ansiosos e sofredores de todos os tipos. Seria boa para sair do lugar? Acho que preciso pensar mais sobre isso.

Nenhum comentário: